DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/342
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Interpretação das prácticas de desenvolvimento: caso dos beneficiários da caixa comunitária de micro finanças do bairro do zimpeto
Autor(es): Justino, Modesto Flemyng
Primeiro Orientador: Jossias, Elísio
Resumo: O presente relatório é resultado da pesquisa de campo realizada no Mercado Municipal do Bairro do Zimpeto que tem como objectivo fazer análise do significado que os beneficiários atribuem a CCOM do Bairro do Zimpeto. A pesquisa parte do facto de observarmos uma proliferação de instituições Micro financeiras que concedem crédito a populações de baixa renda que grande parte dela encontra-se no sector informal e que não tem acesso a crédito na banca comercial. Estas instituições surgem como parte da solução a conjuntura actual caracterizada por uma elevada taxa de desemprego dai a necessidade de demonstrarmos como os beneficiários destas instituições que no caso é a CCOM do Bairro Zimpeto incorporam as lógicas implementadas pela instituição e como essas lógicas influenciam na forma como eles vêem e interpretam a CCOM do Bairro do Zimpeto como um modelo de desenvolvimento. Para a materialização do nosso objectivo partimos do pressuposto teórico de Casal (1996) que vê o desenvolvimento como realidade social que resulta da interacção entre desenvolvedores e desenvolvidos com lógicas distintas. A CCOM do Bairro do Zimpeto para a concessão de crédito usa o modelo de grupo e dá primazia a valores como solidariedade e espírito de entreajuda entre os membros integrantes dos grupos. Os grupos geralmente são formados e constituídos por membros que fazem parte da mesma rede social e na escolha dos elementos integrantes os mesmos tendem a validar aspectos sociais como o grau de confiança, honestidade e integridade do membro em causa. Constamos que os beneficiários formam os grupos para a satisfação de interesses individuais o que choca com os princípios defendidos pela CCOM do Bairro do Zimpeto que são a solidariedade e o espírito de entreajuda entre os membros integrantes do grupo.
Abstract: This report is the result of field research carried out at the Municipal Market of Bairro do Zimpeto which aims to analyze the meaning that beneficiaries attribute to CCOM in Bairro do Zimpeto. The research starts from the fact that we observe a proliferation of microfinance institutions that grant credit to low-income populations that a large part of them are in the informal sector and that do not have access to credit in commercial banking. These institutions appear as part of the solution, the current situation characterized by a high unemployment rate, hence the need to demonstrate how the beneficiaries of these institutions, which in this case is the CCOM of Bairro Zimpeto, incorporate the logics implemented by the institution and how these logics influence the way they see and interpret the CCOM of Bairro do Zimpeto as a development model. For the materialization of our objective we start from the theoretical assumption of Casal (1996) that sees development as a social reality that results from the interaction between developers and developed with different logics. The CCOM of Bairro do Zimpeto for the granting of credit uses the group model and gives priority to values ​​such as solidarity and a spirit of mutual assistance among the members of the groups. Groups are generally formed and made up of members who are part of the same social network and when choosing the integrating elements they tend to validate social aspects such as the degree of trust, honesty and integrity of the member concerned. We understand that the beneficiaries form the groups to satisfy individual interests, which clashes with the principles defended by the CCOM of Bairro do Zimpeto, which are solidarity and the spirit of mutual help between the members of the group. (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Caixa comunitária de micro finanças
Desenvolvimento
Zimpeto
Redes sociais
CNPq: Ciências Humanas
Antropologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Arqueologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/342
Data do documento: 1-Nov-2011
Aparece nas coleções:FLSC - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Justino, Modesto Flemyng .pdf424.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.