DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Percepções e práticas em torno da sexualidade feminina: um estudo de caso de mulheres em parcerias sexuais múltiplas e concorrentes na Cidade de Maputo
Autor(es): Maússe, Líria Maria Bonifácio
Primeiro Orientador: Monteiro, Ana
Resumo: O presente estudo tem como objectivo principal explorar as percepções e as motivações de mulheres para o envolvimento em parcerias sexuais múltiplas e concorrentes. Recorremos a quatro mulheres residentes nos bairros Central “B” e Malhangalene, na Cidade de Maputo como informantes para a recolha de dados para o mesmo, por via do método do “estudo de caso” que permitiu compreender, explorar e descrever as razões pelas quais as mulheres relacionam-se com parceiros múltiplos e concorrentes. A nossa hipótese de trabalho é a de que as mulheres analisadas envolvem-se em parcerias sexuais múltiplas e concorrentes por iniciativa e escolha individual para responder à necessidades de ordem biológica e sócio-económica. Os resultados do estudo apontam que devido a instrução, a independência económica e a inserção no mercado do trabalho, as mulheres em estudo detêm uma autonomia e poder de decidir o que fazer com seus corpos e sobre a sua sexualidade.
Abstract: The present study has as main objective to explore the perceptions and motivations of women for involvement in multiple and competing sexual partnerships. We resort to four women residing in the Central “B” and Malhangalene neighborhoods, in Maputo City, as informants for the collection of data for the same, through the “case study” method that allowed them to understand, explore and describe the reasons why women relate to multiple and competing partners. Our working hypothesis is that the women analyzed are involved in multiple and competing sexual partnerships at the initiative and individual choice to respond to biological and socio-economic needs. The results of the study show that due to education, economic independence and market insertion of work, the women under study have autonomy and power to decide what to do with their bodies and about their sexuality (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Práticas sexuais
Parcerias sexuais múltiplas
Percepções sociais
Motivações
Concorrentes.
CNPq: Ciências Humanas
Antropologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Arqueologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/414
Data do documento: 1-Fev-2013
Aparece nas coleções:FLSC - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Maússe, Líria maria Bonif__cio.pdf569.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.