DSpace at My University FC - Faculdade de Ciências FC - Física
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/426
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da duração da época chuvosa sobre os rendimentos da cultura do milho a Sul do rio Save"
Autor(es): Paulo, Cláudio Moisés
Primeiro Orientador: Chale, Ibraimo Momade
Segundo Orientador: Patrício, Domingos Mosquito
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cumba, Raúl Diogo
Resumo: Este trabalho aborda um tema actual dentro do contexto da segurança alimentar e é resultado duma pesquisa bibliográfica e avaliação dos dados históricos de precipitação e evapotranspiracão potencial entre outros para sete estacões da zonal Sul do país. No presente trabalho fez-se abordagem da influência da duração da época chuvosa sobre os rendimentos da cultura do milho a Sul do rio Save. Usou-se como instrumento de tese o pacote estatístico Instat e o programa FAOINDEX. Numa primeira fase determinou-se o início da época chuvosa usando Instat. Posteriormente, o fim da época chuvosa foi determinado usando o método gráfico e fórmula propostos por Sys et all (1991), porque observou-se que Instat era mais adequado para os países em que a campanha agrícola se verifica num único ano. Foi depois utilizado o FAOINDEX para a estimativa qualitativa dos rendimentos. De acordo com as análises feitas, constatou-se que o início da época chuvosa varia entre a segunda década de Outubro e a terceira década de Dezembro. O fim da época chuvosa varia entre Abril e a segunda década de Maio. A precipitação é muito baixa e distribuída de uma forma irregular. Os resultados mostram que a duração da época chuvosa na zona sul varia entre 10 a 18 décadas impondo valores do índice muito baixos e resultando em rendimentos da cultura do milho também muito baixos. Recomenda-se a utilização de variedades precoces para que haja um aproveitamento integral da humidade do solo e garantia de um bom rendimento.
Abstract: Este trabalho aborda um tema real dentro do contexto da segurança alimentar e é resultado duma pesquisa bibliográfica e avaliação dos dados históricos de capacidade e evapotranspiracão potencial entre outros para sete estacões da zonal Sul do país. No presente trabalho fez-se a influência da duração da época chuvosa sobre os conhecimentos da cultura do milho a Sul do rio Save. Use-se como instrumento de tese o pacote estatístico Instat e o programa FAOINDEX. Numa primeira fase determinou-se o início da época chuvosa utilizando Instat. Posteriormente, o fim da época chuvosa foi determinado usando o método gráfico e fórmula propostos por Sys et all (1991), porque observou-se que Instat era mais adequado para os países em que a campanha agrícola se verifica num único ano. Foi depois utilizado o FAOINDEX para a estimativa qualitativa dos casos. De acordo com as análises feitas, constatou-se que o início da época chuvosa varia entre a segunda década de Outubro e a terceira década de Dezembro. O fim da época chuvosa varia entre abril e a segunda década de maio. A reconstrução é muito baixa e distribuída de uma forma irregular. Os resultados mostram que a duração da época chuvosa na zona sul varia entre 10 a 18 décadas impondo valores do índice muito baixo e aperfeiçoamento da cultura do milho também muito baixos. Recomenda-se a utilização de variedades precoces para que haja um aproveitamento integral da humidade do solo e garantia de um bom rendimento. (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Cultura do milho
Segurança alimentar
Influência da época chuvosa
Rio save
CNPq: Ciências Exactas e da Terra
Física
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/426
Data do documento: 1-Jul-2003
Aparece nas coleções:FC - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003 - Paulo - Paulo,Claudio Moises.pdf.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.