DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Administração Pública
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/639
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Transformação de empresas estatais em empresas públicas e consequências para a mão-de-obra: O caso dos Aeroportos de Moçambique
Autor(es): Barca, Marcelino Da
Primeiro Orientador: Sem nome
Resumo: Durante os 18 anos da sua existência, a empresa dos Aeroportos de Moçambique era uma Empresa Estatal. Com o Programa de Reabilitação Economica, ela foi transformada em Empresa Pública. O objectivo deste relatório foi estudar as consequências da transformação da empresa para a mão-de-obra na ADM, EP. Com a transformação reduziu-se cerca de 50% da mão-de-obra, com base nas reformas, redimensionamento para sectores privatizados e entre a mão-de-obra menos qualificada. Como este processo, não é acompanhado por uma comunicação aberta entre a administração, os trabalhadores e os sindicatos, a mão-de-obra retida vive numa situação de stress e ansiedade.
Abstract: During the 18 years of its existence, the company of Aeroportos de Moçambique was a State-owned company. With the Economic Rehabilitation Program, it was transformed into a Public Company. The purpose of this report was to study the consequences of the company's transformation for the workforce at ADM, EP. With the transformation, around 50% of the workforce was reduced, based on the reforms, resizing to privatized sectors and among the less qualified workforce. As this process is not accompanied by open communication between management, workers and unions, the retained workforce lives in a situation of stress and anxiety.
Palavras-chave: Aeroportos de Moçambique
Programa de reabilitação económica
Transformação
Mão-de-obra
Sindicatos
Trabalhadores
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciência Politica e Administração Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/639
Data do documento: 1-Jun-2000
Aparece nas coleções:FLSC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000 - Barca, Marcelino Da .pdf988.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.