DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Administração Pública
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Influência das políticas de redução de efectivos sobre a motivação dos trabalhadores da LAM, Sarl.
Autor(es): Tembe, Teresa da Conceição Ribeiro
Primeiro Orientador: Cumbe, Alves
Resumo: 0 presente trabalho é produto de uma pesquisa realizada com o propósito de analisar a motivação dos trabalhadores da LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, face a implementação da política de redução de efectivos. A pesquisa procurou demonstrar de acordo com a teoria das expectativas de Victor Vroom, que as políticas de redução de efectivos em vigor na LAM, por resultarem numa drenagem gradual de efectivos, geram uma situação de incerteza, insegurança e desmotivação. dos trabalhadores. A metodologia usada para a realização do estudo, consistiu na pesquisa bibliográfica, na observação directa e no trabalho de campo. Os resultados da pesquisa demonstraram que em geral, nos vários agrupamentos profissionais há indícios fortes de níveis de desmotivação, tendo sido apontadas como principais causas o facto de o processo de redução de efectivos estar a decorrer sem a participação dos trabalhadores, o facto de os trabalhadores não saberem em que estágio se encontra o processo e sobretudo o não saberem que critérios é que serão usados para a próxima fase da redução de efectivos, uma vez que actualmente a política se resume a reforma por comum acordo.
Abstract: The present work is the product of a research carried out with the purpose of analyzing the motivation of the workers of LAM - Linhas Aéreas de Moçambique, in view of the implementation of the workforce reduction policy. The research sought to demonstrate, according to Victor Vroom's theory of expectations, that the personnel reduction policies in force at LAM, as they result in a gradual drainage of personnel, generate a situation of uncertainty, insecurity and demotivation. of the workers. The methodology used to carry out the study, consisted of bibliographic research, direct observation and fieldwork. The results of the research showed that, in general, in the various professional groups there are strong indications of levels of demotivation, with the main reasons being pointed out that the process of reducing the number of employees is taking place without the participation of workers, the fact that workers they do not know what stage the process is in and, above all, they do not know what criteria will be used for the next phase of downsizing, since the policy currently consists of reform by mutual agreement.
Palavras-chave: Motivação
Redução de efectivo
Segurança do emprego
Produtividade
LAM
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Departamento de Administração Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/722
Data do documento: 1-Set-2004
Aparece nas coleções:FLSC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004 - Tembe, Teresa da Conceição Ribeiro.pdf1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.