DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Administração Pública
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/723
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Violência eleitoral em Moçambique: um estudo sobre as eleições autárquicas de 2013
Autor(es): Nuvunga, Isac Sansão
Primeiro Orientador: Chichava, Sérgio
Resumo: O presente estudo faz uma análise da violência eleitoral em Moçambique, tendo como base as eleições autárquicas de 2013. A tese que se levanta, é de que o partido no poder pela facilidade que tem de manipular a máquina administrativa estatal, uma vez que detém os recursos coercivos do Estado, é o maior protagonista da violência eleitoral sob olhar cúmplice dos órgãos da administração eleitoral e que a polícia tem sido o braço armado da Frelimo na intimidação e detenção de membros e simpatizantes de partidos políticos da oposição. O estudo procura analisar violência eleitoral nas eleições autárquicas de 2013 nas diferentes fazes do processo, onde verificou-se que o potencial de violência foi maior devido a três aspectos a ter em conta: primeiro, o espectro de guerra em que se realizaram as eleições, segundo a crescente desconfiança da actuação dos órgãos de administração eleitoral e por ultimo, o facto de a Frelimo ter encarado o MDM como uma ameaça a sua hegemonia depois de perder o município de Quelimane nas intercalares de 2011.
Abstract: O presente estudo faz uma análise da violência eleitoral em Moçambique, tendo como base as alterações autárquicas de 2013. A tese que se levanta, é de que o partido no poder pela facilidade que tem de manipular a máquina administrativa estatal, uma vez que detém os recursos coercivos do Estado, é o maior protagonista da violência eleitoral sob olhar cúmplice dos órgãos da administração eleitoral e que a polícia tem sido o braço armado da Frelimo na intimidação e detenção de membros e simpatizantes de partidos políticos da repartição. O estudo analisa a violência eleitoral nas alterações autárquicas de 2013 nas diferentes fazes do processo, onde verificou-se que o potencial de violência foi maior devido a três aspectos a ter em conta: primeiro, o espectro de guerra em que se percebeu como anterior, segundo a crescente desconfiança da actuação dos órgãos de administração eleitoral e por último, o facto da Frelimo ter encarado o MDM como uma ameaça a sua hegemonia depois de perder o município de Quelimane nas intercalares de 2011. (TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Violência eleitoral
Polícia
Partidos políticos
Órgãos de gestão eleitoral
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Administração
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Ciência Política e Administração Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/723
Data do documento: Ago-2015
Aparece nas coleções:FLSC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014 - Nuvunga, Isac Sansão806.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.