DSpace at My University FC - Faculdade de Ciências FC - Biologia e Saúde
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/5048
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Frequência da malária em pacientes atendidos no Centro de Saúde José Macamo na Cidade de Maputo em 2022
metadata.dc.creator: Licuco, Albertina Felisberto
metadata.dc.contributor.advisor1: Fuel, Esselina
metadata.dc.contributor.advisor2: Fernando, Edelmira
metadata.dc.description.resumo: A Malária emerge como uma das mais preocupantes questões de saúde pública a nível global, com particular destaque ao seu impacto em África, no qual os padrões de transmissão variam significativamente entre as regiões. O presente estudo teve como objectivo avaliar a frequência da Malária entre os pacientes atendidos no Centro de Saúde José Macamo no período de Janeiro à Dezembro de 2022. Foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo transversal, com abordagem quantitativa, no Centro de Saúde José Macamo, no ano de 2024. Os dados recolhidos foram digitalizados e analisados com recurso ao Microsoft Excel e ao programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS versão 20). Foram recolhidos dados de 1115 pacientes de ambos sexos e com idade compreendidas entre 1 e 87 anos, submetidos ao diagnóstico de Malária no Banco de socorros, na triagem de adultos e triagem de crianças. A frequência da Malária foi de 9.6% (107/1115), maioritariamente em pacientes do sexo masculino (5.2%). Os pacientes dos 15 aos 34 anos de idade foram os mais afectados (58.8%) (63/107). Observou-se maior frequência de casos nos meses de Dezembro 14(13%) e Janeiro 19 (17.7%). Os resultados revelam uma persistência de casos de Malária, demonstrando que a doença ainda representa uma ameaça significativa para os pacientes atendidos no Centro de Saúde José Macamo. Deste modo, torna-se essencial antecipar os períodos críticos de transmissão e reforçar acções de controlo do vector na área de estudo.
Resumo: O presente estudo objectiva analisar os desafios que o crescimento demográfico impõe ao meio ambiente no bairro de Magoanine “A” no Distrito Municipal de KaMubukwana na Cidade de Maputo, tendo como horizonte temporal o período de 2017 à 2023. A pesquisa contou com a participação de 55 pessoas, sendo 53 moradores e 2 funcionários da Secretaria do Bairro de Magoanine “A”, que foram escolhidos com base na acessibilidade que se tinha dos mesmos. Na pesquisa privilegiou-se a abordagem quali-quantitativa e a pesquisa descritiva. Como técnicas de recolha de dados, usou-se a entrevista semi-estruturada, a observação sistemática e a análise de imagens. Os dados colhidos foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin (2014) e métodos estatísticos. Com base nos resultados obtidos constatou-se que o crescimento demográfico que foi registado no Bairro de Magoanine “A” durante o período de 2017 a 2023, contribuiu para o aumento de problemas ambientais neste bairro, tais como inundações, lixo e poluição, sendo que as inundações são o caso mais gritante, pois a busca por habitação fez com que as pessoas ocupassem quase que todas as áreas verdes que existiam no bairro de Magoanine “A”, bem como zonas baixas. Esta situação aliada a falta de acções de educação ambiental dos moradores deste bairro está por detrás desses problemas ambientais que o Bairro enfrenta e que precisam de atenção de todos para serem ultrapassados e garantir que o bairro de Magoanine “A” não desapareça. 1.498 / 5.000 Malaria is emerging as one of the most concerning public health issues globally, with particular emphasis on its impact in Africa, where transmission patterns vary significantly between regions. This study aimed to assess the frequency of malaria among patients treated at the José Macamo Health Center from January to December 2022. A retrospective, descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach was conducted at the José Macamo Health Center in 2024. The collected data were digitized and analyzed using Microsoft Excel and the Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS version 20). Data were collected from 1,115 patients of both sexes and ages ranging from 1 to 87 years old, who underwent malaria diagnosis at the First Aid Center, during adult screening, and during child screening. The frequency of malaria was 9.6% (107/1115), mostly in male patients (5.2%). Patients aged 15 to 34 years were the most affected (58.8%) (63/107). The highest frequency of cases was observed in the months of December 14 (13%) and January 19 (17.7%). The results reveal a persistence of malaria cases, demonstrating that the disease still poses a significant threat to patients treated at the José Macamo Health Center. Therefore, it is essential to anticipate critical periods of transmission and strengthen vector control measures in the study area.(TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Frequência da malária
Pacientes
Hospital Geral José Macamo
Cidade de Maputo
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Biológicas
Biologia e Saúde
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
metadata.dc.publisher.initials: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/5048
Data do documento: 21-Ago-2025
Aparece nas coleções:FC - Biologia e Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025 - Licuco, Albertina Felisberto.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.