DSpace at My University ESHTI - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane ESHTI - Informação Turística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1498
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida nos hotéis do Município de Inhambane - estudo comparativo dos hotéis tofo mar e casa do capitão
Autor(es): Matsinhe, Esperança Bento
Primeiro Orientador: Chongole, Pascoal
Resumo: O turismo é um direito de todos mas nem todos tem a mesma capacidade para usufruir da actividade. É neste contexto que é desenvolvido o trabalho sobre a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida nos hotéis Tofo Mar e Casa do Capitão. Para tal, o trabalho objectiva avaliar as condições de acessibilidade para os deficientes físicos nos hotéis Tofo Mar e Casa do Capitão. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o trabalho contou com pesquisas bibliográfica que permitiu colher informações de conteúdo bibliográfico e documental que permitiu a recolha de informação em documentos. Para a recolha de informação foram aplicadas as técnicas de inquérito por entrevista e a observação. Da primeira técnica, destaque vai para o contacto com os gestores dos estabelecimentos em alusão enquanto a observação permitiu o registo dos aspetos arquitetónicos dos hotéis. Aliando-se aos resultados obtidos nas pesquisas pode se dizer que os hotéis no Município de Inhambane são pouco acessíveis aos deficientes físicos. No Caso do Hotel Tofo Mar, para o seu principal serviço (acomodação) não é acessível pois apresenta barreiras que podem dificultar a circulação dos hóspedes bem como a utilização dos serviços oferecidos pela instituição. Já o Hotel Casa do Capitão, verificou-se que este oferece condições mínimas de acessibilidade e pode-se considerar acessível aos deficientes físicos, pois, para além das condições que oferece permite fazer alguns arranjos a fim eliminar as barreiras arquitetónicas, barreiras atitudinais, barreiras comunicacionais, assim sendo, pode-se concluir que os hotéis do Município de Inhambane não oferecem condições de acessibilidade para os clientes acima mencionados pois existem ainda algumas barreiras que dificultam aos deficientes ao acesso e utilização de todos os produtos e serviços oferecidos nos hotéis em estudo.
Abstract: O turismo é um direito de todos mas nem todos tem a mesma capacidade para usufruir da actividade. É neste contexto que é desenvolvido o trabalho sobre a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida nos hotéis Tofo Mar e Casa do Capitão. Para tal, o trabalho objectiva avaliar as condições de acessibilidade para os deficientes físicos nos hotéis Tofo Mar e Casa do Capitão. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o trabalho contou com pesquisas bibliográfica que permitiu colher informações de conteúdo bibliográfico e documental que permitiu a recolha de informação em documentos. Para a recolha de informação foram aplicadas as técnicas de inquérito por entrevista e a observação. Da primeira técnica, destaque vai para o contacto com os gestores dos estabelecimentos em alusão enquanto a observação permitiu o registo dos aspetos arquitetónicos dos hotéis. Aliando-se aos resultados obtidos nas pesquisas pode se dizer que os hotéis no Município de Inhambane são pouco acessíveis aos deficientes físicos. No Caso do Hotel Tofo Mar, para o seu principal serviço (acomodação) não é acessível pois apresenta barreiras que podem dificultar a circulação dos hóspedes bem como a utilização dos serviços oferecidos pela instituição. Já o Hotel Casa do Capitão, verificou-se que este oferece condições mínimas de acessibilidade e pode-se considerar acessível aos deficientes físicos, pois, para além das condições que oferece permite fazer alguns arranjos a fim eliminar as barreiras arquitetónicas, barreiras atitudinais, barreiras comunicacionais, assim sendo, pode-se concluir que os hotéis do Município de Inhambane não oferecem condições de acessibilidade para os clientes acima mencionados pois existem ainda algumas barreiras que dificultam aos deficientes ao acesso e utilização de todos os produtos e serviços oferecidos nos hotéis em estudo.(TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Hotelaria
Deficientes físicos
Acessibilidade
Inhambane
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Turismo
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1498
Data do documento: 18-Nov-2019
Aparece nas coleções:ESHTI - Informação Turística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019 - Matsinhe, Esperança Bento.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.