DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Sociologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1687
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dzedzedze em duas bocas : estudo sobre o papel da media na construção das percepções e práticas sociais sobre a malária
Autor(es): Matavele, Eunice José
Primeiro Orientador: Muianga, Baltazar Samuel
Resumo: Em Moçambique é reconhecido o papel que os órgãos de comunicação social desempenham na sensibilização dos indivíduos sobre os riscos de determinadas doenças, neste caso a malária. É nesse âmbito que a Rádio Moçambique (RM), tem vindo a produzir e radiodifundir um programa que se pretende influencie os indivíduos a adoptarem práticas e comportamentos considerados não de risco com relação a malária. Esta monografia é um estudo sobre o papel da media na construção das práticas e percepções sociais em torno da malária e seu objectivo central é compreender se a media, neste caso a RM, participa na maneira como a população de Muelé na cidade de Inhambane concebe e se previne da malária. Neste sentido, identificamos as práticas e percepções sociais da população de Muelé em torno da Malária e as comparamos com os conteúdos do programa sobre malária da RM. O nosso argumento é o de que por não considerarem os aspectos sociais da malária (hábitos, comportamentos, representações, valores), os temas sobre a doença que são difundidos pela RM não participam na construção das percepções e práticas sociais dos moradores do bairro Muelé na cidade de Inhambane sobre a malária. Mais ainda, tais conteúdos reproduzem os discursos e as accões do Governo e das ONG’s de combate à doenca e por isso, não determinam como os indivíduos entendem e combatem a malária. Usamos para esta pesquisa o método hipotético-dedutivo o qual funda-se na observação e experimentação para as quais o pesquisador vai tendo previamente formulado um problema ao qual responde através de hipóteses de resposta. As principais conclusões a que o estudo chegou são as de que os conteúdos dos temas sobre malária difundidos pela Rádio Moçambique, não participam nas percepções e práticas sociais dos moradores de Muelé a volta da malária, por não considerarem os aspectos sociais da doença. Dizemos que a RM não participa na construção das percepções e práticas sobre malária no bairro Muelé porque os conteúdos divulgados pela RM não coincidem na totalidade com a maneira como aquela população encara a doença e se protege dela. Teoricamente, baseamo-nos na teoria de construção social da realidade de Berger & Luckman (1979) e metodologicamente apoiamonos em dois procedimentos: a pesquisa de campo ou estudo de caso e a análise de conteúdo.
Abstract: The role of media regarding diseases has been recognised in Mozambican; especially malaria. Rádio Moçambique (RM) has been producing and radio broadcasting program that sensitize individuals not to adopt behaviours considered risk regarding malaria. This monograph aims to study the role of media regarding practices and social perceptions of the main objective is to understand how influences people’s perceptions of Muelé, Inhambane city. The study identified people’s practices and social perceptions regarding malaria at Muelé, the results were compared with the contents of the program of malaria of RM. The argument is that RM program regarding malaria does not influence people’s practices and their perceptions about the disease because the program does not take into account the social context where it is spread. The context of RM program reproduce Government and NGO’s speech and actions and do not determine how people understand, prevent and treat malaria. Hipotetic-Dedutive method was used to formulate the research problem. The results showed that the Radio Mozambique malaria contents program don’t influence the social perception and practices about malaria because the contents put out the social aspects of Muelé people’s, such as habits, belief. The study was based on the theory of social construction of the reality of Berger & Luckman (1979). To collect data we used interviews and direct observation.
Palavras-chave: Malária
Percepções Sociais
Práticas Sociais
Media
Inhambane
CNPq: Ciências Humanas
Sociologia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdede de Letras e Ciências Sociais
Departamento de Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1687
Data do documento: 1-Jun-2010
Aparece nas coleções:FLSC - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Matavele, Eunice José244.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.