DSpace at My University FAEF - Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal FAEF - Engenharia Agronómica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1781
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Incidência de trips de botão megalurothrips sjostedti trybom.. thysanoptera: thripidae em selecções F4 de feijão nhemba - vigna unguiculata (l) walp
Autor(es): Amurane, Guilhermina
Primeiro Orientador: Rulkens, A.
Segundo Orientador: Cugala, Domingos
Resumo: Foram montados no campo experimental da Faculdade de Agronomia e Engenharia florestal em Maputo, dois ensaios de feijão para avaliar o grau de ataque por trips do botão (Megalurothrips sjostedti Trybom.), em 13 selecções da geração F4 do cruzamento (Vigna unguiculata (L.) Walp x Vigna unguiculata subespécie pubescens (R. Wiczek) M.M. & S.). Em ambos os ensaios foi usadi o delineamento de blocos completamente casualizados com 4 repetições e 14 tratamentos de blocos ( 13 selecções F4 e o parente cultivado, variedade FAEF 14 e susceptível aos trips do botão). Ambos os ensaios foram sujeitos a uma aplicação de insecticida (cipermetrina, Ripcord 20% EC) 20 dias depois da sementeira (dds). num dos ensaios aplicou-se insecticida também aos 35, 50 e 63 dias depois da sementeira ( ensaio com controlo de trips). Foram observados dois tipos de trips do botão, Megalurothrips sp. e Anaphothrips sp..Verificou-se que as plantas sujeitas a penas uma pulverização 20 dds, ensaio sem controlo de trips) tiveram um nível de ataque médio a severo de trips de botão. A aplicação de 4 tratamentos com cipermetrina permitiu um controlo efectivo de trips. Algumas seelcções mostraram-se tolerantes ao ataque de trips, enquanto que a variedade FAEF 14 se mostrou susceptível.
Abstract: Foram montados no campo experimental da Faculdade de Agronomia e Engenharia florestal em Maputo, dois ensaios de feijão para avaliar o grau de ataque por trips do botão (Megalurothrips sjostedti Trybom.), Em 13 selecções da geração F4 do cruzamento (Vigna unguiculata (L. ) Walp x Vigna unguiculata subespécie pubescens (R. Wiczek) MM e S.). Em ambos os ensaios foi usado o delineamento de blocos completamente casualizados com 4 repetições e 14 tratamentos de blocos (13 selecções F4 e o parente cultivado, variedade FAEF 14 e susceptível aos trips do botão). Ambos os ensaios foram sujeitos a uma aplicação de inseticida (cipermetrina, Ripcord 20% EC) 20 dias depois da sementeira (dds). num dos ensaios aplicou-se insecticida também aos 35, 50 e 63 dias depois da sementeira (ensaio com controlo de viagens). Foram observados dois tipos de viagens do botão, Megalurothrips sp. and Anaphothrips sp..Verificou-se que as plantas as penas uma pulverização 20 dds, ensaio sem controle de trips) teve um nível de ataque médio a severo de trips de botão. A aplicação de 4 tratamentos com cipermetrina não pode controlar um controlo efectivo de viagens. Algumas seelcções indefinidas-se tolerantes ao ataque de trips, enquanto que a variedade FAEF 14 se mostra susceptível.
Palavras-chave: Trips de botão megalurothrips sjostedti trybom
Ensaios de feijão
Trips do botão
Feijao nhemba
CNPq: Ciências Agrárias
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal
Departamento de produção e proteção vegetal
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1781
Data do documento: 1-Dez-1999
Aparece nas coleções:FAEF - Engenharia Agronómica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999 - Amurane, Guilhermina.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.