DSpace at My University FACED - Faculdade de Educação FACED - Organização e Gestão da Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2569
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem na Escola Secundária Força do Povo
Autor(es): Ngomane, Virgínia Jobe
Primeiro Orientador: Gonçalves, António Cipriano Parafino
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo analisar o processo de inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem, tomando como objecto de estudo a Escola Secundária Força do Povo (ESFP). A abordagem da pesquisa foi qualitativa, com recurso ao questionário e a entrevista como instrumentos de recolha de dados. O estudo utilizou uma amostra constituída por 21 profissionais, onde 20 foram submetidos a um questionário e a uma profissional a entrevista. Os dados da pesquisa revelam que na ESFP o processo de inclusão de alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem é de segregação, pois a escola não dispõe de materiais didácticos e professores qualificados para lidar com alunos com deficiência visual. Diante destes factos, recomendamos que se invista na formação de professores a fim que estes sejam capazes de trabalhar em diferentes situações e possam assumir um papel-chave nos programas de NEE.
Abstract: The present study aims to analyze the process of inclusion of students with visual impairment in the teaching and learning process, taking as a study the Força do Povo Secondary School (ESFP). The study is part of a qualitative approach, using the questionnaire and the interview as instruments of data collection. In the study, a sample of 21 professionals was used, of which 20 teachers were administered a questionnaire and the interview was applied to a professional. The study data indicate that in the ESFP the process of inclusion of students with visual impairment in the teaching and learning process is integrationist, because the school does not have didactic materials and teachers qualified to deal with students with visual impairment. Faced with this scenario, it is advisable to invest in teacher training so that teachers are able to work in different situations and can play a key role in SEN programs.
Palavras-chave: Educação inclusiva,
Deficiência visual
Necessidades educativas especiais
Processo de ensino e aprendizagem,
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Departamento de Organização e Gestão da Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2569
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:FACED - Organização e Gestão da Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Ngomane, Virgínia Jobe pdf770.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.