DSpace at My University FLSC - Faculdade de Letras e Ciências Sociais FLSC - Antropologia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2806
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Prostituição na baixa da cidade de Maputo e arredores tanto de dia como de noite: uma análise comparativa da sua prática
Autor(es): Maguesse, Humberto Bernardo Fabião
Primeiro Orientador: Lihahe, Danúbio
Resumo: Em pleno século XXI, a prostituição, ainda que denominada a mais antiga profissão do mundo, continua a ser uma actividade invisível para muitos sectores da sociedade. A verdade é que a prostituição assume-se cada vez mais como profissão, como meio de subsistência aceite pelos seus trabalhadores pela necessidade de sobreviver e sustentar as suas famílias. No entanto, é evidente que a prostituição com o seu status estigmatizado é alvo de repressões e censuras, não sendo vista como uma profissão que requer atenção e cuidados de saúde. 5Este estudo que foi efectuado com recurso a técnicas de observação e registos diários de campo e composto por uma amostra de dez mulheres, a exercer actividade na baixa da cidade Maputo e arredores permitiu-nos desenvolver um estudo comparado, do ponto de vista da prática da prostituição tanto de dia e de noite, olhando por um lado, para os actores desta profissão em cada período, e por outro, para os possíveis clientes, tendo em conta os dois períodos. A escolha de um determinado período para a prática da prostituição tem suas razões. De dia as motivações encontram-se mais nos clientes, pois estes dizem ter mais privacidade e de noite as prostitutas afirmam que angariam mais clientes.
Abstract: In the 21st century, prostitution, despite being called the oldest profession in the world, remains an invisible activity for many sectors of society. The truth is that the prostitution is increasingly assumed as a profession, as a means of subsistence accepted by the their workers by the need to survive and support their families. However, it is evident that prostitution with its stigmatized status is the target of repression and censure, not being seen as a profession that requires attention and health care. 5This study, which was carried out using observation techniques and daily field records and composed of a sample of ten women, working in downtown Maputo and surroundings allowed us to develop a comparative study, from the point of view of the practice of prostitution both day and night, looking on the one hand, at the actors of this profession in each period, and on the other, for potential customers, taking into account both periods. The choice of a certain period for the practice of prostitution has its reasons. by day at motivations are found more in customers, as they say they have more privacy and at night the prostitutes claim they get more clients.
Palavras-chave: Prostituição
Trabalhadoras de sexo
Relações sexuais
CNPq: Ciências Humanas
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Arqueologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2806
Data do documento: Dez-2020
Aparece nas coleções:FLSC - Antropologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prostituição 13-04-2020.pdf407.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.