DSpace at My University ESHTI - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane ESHTI - Animação Turística
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2956
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Turismo acessível como vector de inclusão para pessoas com mobilidade reduzida nas actividades de animação turística: o caso do sentidos beach retreat
Autor(es): Djeve, Suzana Delcicia
Primeiro Orientador: Valeriano, Tomo
Resumo: O presente trabalho fala do turismo acessível como vector de inclusão nas actividades de animação turística no Sentidos Beach Retreat, na cidade de Inhambane. O Sentidos Beach Retreat é um empreendimento hoteleiro novo no mercado com políticas de acessibilidade e inclusão bem consolidadas e em Moçambique a participação de todos os cidadãos nas actividades de animação turística em equipamentos e locais adequados é entendida como um direito legal. Assim sendo, tem-se como questão de partida as condições de acessibilidade, onde busca-se perceber se as mesmas servem de vector para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida nas actividades de animação turística. Para tal fim, optou pela pesquisa exploratória, qualitativa e estudo de caso único, e como técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica, entrevista semi-estruturada e a observação não participante e por fim usou-se a análise de conteúdo como técnicas de análise de dados. Tendo concluído que a prática do turismo acessível contribui para a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida nas actividades de animação turística quando observadas as condições básicas de acessibilidade, as políticas bem como os factores que concorrem para a inclusão.
Abstract: The present work talks about accessible tourism as a vector of inclusion in tourist animation activities in the Sentidos Beach Retreat, in the city of Inhambane. Sentidos Beach Retreat is a hotel development new on the market with well-established accessibility and inclusion policies and in Mozambique participation of all citizens in tourist animation activities in suitable equipment and places is understood as a legal right. Therefore, the starting point is the conditions of accessibility, where we seek to understand if they serve as a vector for the inclusion of people with reduced mobility in tourist animation activities. To this end, it opted for exploratory, qualitative and case study research. single, and as data collection techniques the bibliographic research, semi-structured interview and observation non-participant and finally, content analysis was used as data analysis techniques. having concluded that the practice of accessible tourism contributes to the inclusion of people with reduced mobility in activities of tourist animation when observing the basic conditions of accessibility, the policies as well as the factors that contribute to inclusion.(TRADUÇÃO NOSSA)
Palavras-chave: Turismo inclusivo
Animação turística
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2956
Data do documento: 7-Fev-2022
Aparece nas coleções:ESHTI - Animação Turística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022 - Djece, Suzana Delcicia.pdf573.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.