DSpace at My University ECA - Escola de Comunicação e Artes ECA - Marketing e Relações Públicas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2987
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel das relações públicas na definição de estratégia da comunicação organizacional: caso de estudo Mozal 2016- 2019
Autor(es): Muchanga, Sabelina António
Primeiro Orientador: Nhatsumbo, Ernesto
Resumo: O presente trabalho de culminar do curso tem como tema “o papel das relações públicas na definição de estratégias da comunicação organizacional: caso de estudo Mozal (2016-2019)”. O estudo foi realizado na Mozambique Aluminum (Mozal). No processo da realização da pesquisa, pautou-se por seguir uma abordagem qualitativa. Foram inqueridos 25 colaboradores. A técnica de recolha de dados usado é o inquérito por questionário, esta pesquisa tem como objectivo principal analisar o papel das relações públicas na definição da estratégia de comunicação na mozal, e tem como objectivos especificos caracterizar o papel das relações públicas na definição da estrategia de comunicação na Mozal, identetificar as estrategias de comuincação adoptadas pela instituição para lidar com os seus colaboradores, e avaliar o nivel de satisfação dos colaboradores internos em relação as estrategias de comunicação adoptadas pela organização. para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros, arquivos cientificos,e uma pesquisa de campo,a escolha do tema surge pela necessidade de analisar as relações públicas como um meio estratégico e usual na implementação da comunicação eficaz e, em particular, pelo seu impacto resultante do desempenho organizacional em todos os níveis. O estudo permitiu analisar que não é realizado o planeamento estratégico de Comunicação, que por sua vez deve ser melhorado. As informações são obtidas através por via do e-mail Institucional, não só mas também através de convocatórias e circulares. Os meios de comunicação são eficazes. A instituição possui uma imagem muito boa. Quanto a avaliação da Instituição a nível externo, tem boas referências. Quanto ao seu papel a instituição não tem conhecimento das características do público, as suas crenças, as suas atitudes, suas preocupações e seu estilo de vida apesar de procurar garantir uma comunicação de qualidade. A direcção da empresa recebe orientações na formulação das políticas e estratégias de comunicação organizacional para manter a marca da organização. Na Instituição tem havido a criação de canais de comunicação, realização de pesquisas de opinião, auditorias para o cumprimento da função administrativa e implantam a necessidade de compreenderem e participarem da comunicação e da adequada gestão dos relacionamentos a nível interno e com o seu respectivo público.
Abstract: O presente trabalho de culminar do curso tem como tema “o papel das relações públicas na definição de estratégias da comunicação organizacional: caso de estudo Mozal (2016-2019)”. O estudo foi realizado na Mozambique Aluminum (Mozal). No processo da realização da pesquisa, pautou-se por seguir uma abordagem qualitativa. Foram inqueridos 25 colaboradores. A técnica de recolha de dados usado é o inquérito por questionário, esta pesquisa tem como objectivo principal analisar o papel das relações públicas na definição da estratégia de comunicação na mozal, e tem como objectivos especificos caracterizar o papel das relações públicas na definição da estrategia de comunicação na Mozal, identetificar as estrategias de comuincação adoptadas pela instituição para lidar com os seus colaboradores, e avaliar o nivel de satisfação dos colaboradores internos em relação as estrategias de comunicação adoptadas pela organização. para alcançar tais objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em livros, arquivos cientificos,e uma pesquisa de campo,a escolha do tema surge pela necessidade de analisar as relações públicas como um meio estratégico e usual na implementação da comunicação eficaz e, em particular, pelo seu impacto resultante do desempenho organizacional em todos os níveis. O estudo permitiu analisar que não é realizado o planeamento estratégico de Comunicação, que por sua vez deve ser melhorado. As informações são obtidas através por via do e-mail Institucional, não só mas também através de convocatórias e circulares. Os meios de comunicação são eficazes. A instituição possui uma imagem muito boa. Quanto a avaliação da Instituição a nível externo, tem boas referências. Quanto ao seu papel a instituição não tem conhecimento das características do público, as suas crenças, as suas atitudes, suas preocupações e seu estilo de vida apesar de procurar garantir uma comunicação de qualidade. A direcção da empresa recebe orientações na formulação das políticas e estratégias de comunicação organizacional para manter a marca da organização. Na Instituição tem havido a criação de canais de comunicação, realização de pesquisas de opinião, auditorias para o cumprimento da função administrativa e implantam a necessidade de compreenderem e participarem da comunicação e da adequada gestão dos relacionamentos a nível interno e com o seu respectivo público.
Palavras-chave: Relações públicas
Comunicação organizacional
Estratégias da comunicação
Mozal
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
Relações Públicas
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/2987
Data do documento: 1-Nov-2022
Aparece nas coleções:ECA - Marketing e Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022 - Muchanga, SabelinaAntónio .pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.