DSpace at My University FE - Faculdade de Engenharia FE - Engenharia do Ambiente
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3393
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da eficiência do tratamento de gases em função da quantidade de filtros no centro de tratamento de gases da Mozal
Autor(es): Nhone, Eive Salda Eugénio
Primeiro Orientador: Matsinhe, Jonas
Resumo: O crescente desenvolvimento industrial, tem resultado em um aumento significativo nos níveis de poluição atmosférica. A indústria de produção de alumínio se destaca pelo elevado nível de emissões atmosféricas, tais como, dióxido de carbono (CO2), flúor gasoso (HF) e material particulado. Com destaque para as emissões de flúor, pela sua natureza tóxica e às preocupações ambientais associadas. Para mitigar os impactos ambientais, as indústrias de produção de alumínio implementaram centros de tratamento de gases em seus sistemas. Em Moçambique, o padrão de emissão de flúor total para as indústrias de produção de alumínio é de 2 mg/Nm³. Este estudo dedica-se na análise da eficiência do tratamento de gases em função da quantidade de filtros no centro de tratamento de gases (GTC) da MOZAL, uma indústria de produção de alumínio localizada no Parque Industrial de Beluluane, na Província de Maputo. Actualmente, a MOZAL pretende implementar um projecto de eficiência energética, pela paragem de um filtro em cada centro de tratamento de gases (GTC). Durante a pesquisa, amostras de gases foram colectadas em duas condições: com todos os filtros operacionais (13 filtros) e com um filtro parado (12 filtros), respectivamente. As amostras foram colhidas no tecto dos potes, à entrada e na chaminé do centro de tratamento de gases, com o objectivo de analisar a eficiência do tratamento quando se opera com um filtro parado. Os resultados mostraram que a concentração de flúor, tanto com todos os filtros em funcionamento, quanto com um filtro parado, permanece dentro dos padrões legais estabelecidos. No entanto, observaram-se variações nas concentrações de flúor, onde, para o tecto dos potes, a média acresceu de 0.94 mg/Nm³ com todos os filtros operacionais para 1.27 mg/Nm³ com um filtro parado, à entrada do centro de tratamento de gases reduziu de 215.67 mg/Nm³ para 200.99 mg/Nm³, e na chaminé de 1.18 mg/Nm³ para 0.98mg/Nm³. Essas variações foram influenciadas por diferentes factores, como, operações nas células electrolíticas, fluxo de gás, quantidade de material electrolítico nos potes e o estado de conservação dos filtros.
Abstract: Growing industrial development has resulted in a significant increase in air pollution levels. The aluminum production industry stands out for its high level of atmospheric emissions, such as carbon dioxide (CO2), fluorine gas (HF) and particulate matter. Fluorine emissions stand out due to their toxic nature and the associated environmental concerns. To mitigate environmental impacts, the aluminum production industries have implemented gas treatment centers in their systems. In Mozambique, the total fluoride emission standard for aluminum production industries is 2 mg/Nm³. This study is dedicated to analyzing the efficiency of gas treatment as a function of the number of filters in the gas treatment center (GTC) of MOZAL, an aluminum production industry located in the Beluluane Industrial Park in Maputo Province. MOZAL is currently planning to implement an energy efficiency project by stopping one filter in each gas treatment center (GTC). During the research, gas samples were taken in two conditions: with all filters operational (13 filters) and with one filter stopped (12 filters), respectively. The samples were taken on the roof of the pots, at the entrance and in the chimney of the gas treatment plant, with the aim of analyzing the efficiency of the treatment when operating with a stationary filter.Os resultados mostraram que a concentração de flúor, tanto com todos os filtros em funcionamento, quanto com um filtro parado, permanece dentro dos padrões legais estabelecidos. No entanto, observaram-se variações nas concentrações de flúor, onde, para o tecto dos potes, a média acresceu de 0.94 mg/Nm³ com todos os filtros operacionais para 1.27 mg/Nm³ com um filtro parado, à entrada do centro de tratamento de gases reduziu de 215.67 mg/Nm³ para 200.99 mg/Nm³, e na chaminé de 1.18 mg/Nm³ para 0.98mg/Nm³. Essas variações foram influenciadas por diferentes factores, como, operações nas células electrolíticas, fluxo de gás, quantidade de material electrolítico nos potes e o estado de conservação dos filtros. (TRADUÇAO NOSSA)
Palavras-chave: Produção de alumínio
Emissões de flúor
Centro de Tratamento de Gases
MOZAL
CNPq: Engenharias
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3393
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:FE - Engenharia do Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Nhone, Eive Salda Eugenio.pdf2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.