DSpace at My University ECA - Escola de Comunicação e Artes ECA - Música
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3504
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A contribuição da música de Xidimingwana na educação da sociedade moçambicana
Autor(es): Panguene, Elias Salvador
Primeiro Orientador: Sitoe, Pedro Júlio
Resumo: O presente trabalho reflecte sobre a contribuição das músicas do artista Xidimingwana na educação da sociedade moçambicana, especificamente os habitantes da zona sul de Moçambique onde este artista tem particular enfoque na língua local que usa e na interpretação das suas músicas. A pesquisa é de natureza qualitativa baseada em entrevista numa amostra por conveniência constituída por vinte respondentes de diferentes faixas etárias, ambos sexos, com as idades compreendidas entre dezoito e sessenta anos de idade. Os resultados da pesquisa revelaram que as músicas do Xidimingwana, tem efectivamente contributo para a educação das comunidades devido as suas mensagens directas e incisivas no que se refere as regras de boa convivência no lar e na comunidade. Assim, 75% dos inquiridos acredita na boa educação bem como na mudança comportamental para o positivo em geral devido as mensagens difundidas pelas músicas. Para os jovens entre 18 e 35 anos aferiu-se o desejo de no futuro mais próximo tomar as suas letras para certos estudos na careira estudantil principalmente no ensino superior e servir de biblioteca para futuras gerações.O presente trabalho reflecte sobre a contribuição das músicas do artista Xidimingwana na educação da sociedade moçambicana, especificamente os habitantes da zona sul de Moçambique onde este artista tem particular enfoque na língua local que usa e na interpretação das suas músicas. A pesquisa é de natureza qualitativa baseada em entrevista numa amostra por conveniência constituída por vinte respondentes de diferentes faixas etárias, ambos sexos, com as idades compreendidas entre dezoito e sessenta anos de idade. Os resultados da pesquisa revelaram que as músicas do Xidimingwana, tem efectivamente contributo para a educação das comunidades devido as suas mensagens directas e incisivas no que se refere as regras de boa convivência no lar e na comunidade. Assim, 75% dos inquiridos acredita na boa educação bem como na mudança comportamental para o positivo em geral devido as mensagens difundidas pelas músicas. Para os jovens entre 18 e 35 anos aferiu-se o desejo de no futuro mais próximo tomar as suas letras para certos estudos na careira estudantil principalmente no ensino superior e servir de biblioteca para futuras gerações.
Abstract: The present work reflects on the contribution of the songs of the artist Xidimingwana to the education of Mozambican society, specifically the inhabitants of the southern part of Mozambique, where this artist has a particular focus on the local language he uses and on the interpretation of his music. The research is qualitative in nature based on an interview in a convenience sample consisting of twenty respondents of different age groups, both sexes, with ages between eighteen and sixty years of age. The results of the research revealed that Xidimingwana's songs have effectively contributed to the education of communities due to their direct and incisive messages regarding the rules of good coexistence at home and in the community. Thus, 75% of respondents believe in good education as well as behavioral change for the positive in general due to the messages spread by the songs. For young people between 18 and 35 years old, the desire to take their letters for certain studies in the student career, mainly in higher education, and to serve as a library for future generations, was measured.
Palavras-chave: Música popular
Educação social
Música moçambicana
Cultura e sociedade
Xidiminguana
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Artes
Música
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Escola de Comunicação e Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/3504
Data do documento: 1-Jun-2021
Aparece nas coleções:ECA - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Panguene, Elias Salvador.pdf511.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.