DSpace at My University FAFILO - Faculdade de Filosofia FAFILO - Filosofia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/5271
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Sociedade de consumo e crise de identidade: uma análise pós-moderna em Zygmunt Bauman
Autor(es): Vulande, Augusto Jorge Joaquim
Primeiro Orientador: Ussivane, Inocélio Inácio
Resumo: A presente monografia cujo tema é Sociedade de consumo e crise de identidade: uma análise pós-moderna em Zygmunt Bauman. Enquadra-se no discurso socio-filosófico e tem como objectivo geral: Reflectir sobre consumo e a crise de identidade na pós-modernidade em Zygmunt Bauman. Para desenvolver o nosso objectivo geral, arrolamos os seguintes objectivos específicos i) Explicar em que contexto filosófico surge a sociedade de consumo ii) compreender o real alcance da acção dos mass media na sociedade de consumo e, iii) mostrar como na modernidade líquida vive-se a crise de identidade. O consumo exacerbado na sociedade pósmoderna gera uma crise de identidade e de propósito existencial. As pessoas assumem múltiplas identidades fluidas de acordo com seus papéis de consumo, o que corrompe relações autênticas e senso de comunidade, isso leva a uma fragmentação social e alienação pessoal alarmantes. Perante este problema, coloca-se as seguintes questões. Até que ponto o consumismo pode comprometer a estabilidade da identidade e a preservação social? Com a presente monografia pretende-se examinar esta problemática e propor caminhos para recuperar laços comunitários genuínos, relacionamentos estáveis, um sentido de significado e propósito na era do consumo. Para a efectivação da presente monografia como método, recorreu-se a pesquisa descritiva com a finalidade de colectar, ler e fazer a hermenêutica dos textos através de um estudo profundo da sociedade de consumo, partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais filósofos da área suportado pela comparação de várias abordagens que versam sobre a proliferação de imagens e da formação da sociedade de consumo. Em suma, o presente trabalho examinou as concepções de Bauman sobre a sociedade pós-moderna.Constatou-se que a pós-modernidade representa uma crise e questionamento dos excessos da modernidade, não obstante também apresente problemas como consumismo e individualismo.Na pós-modernidade , verifica-se uma mudança axiológica com enfoque no culto ao corpo, aparência e bens materiais , em detrimento das qualidades humanas. Observa-se ainda o distancionamento da noção de "ser" pessoa, substituidada pelo "ter", acarretando alienação nos objectos, as relações sociais se diluem pelo consumo de imagens e mercadorias, a televisão dissemina ideologias de irreflexão e a política se instrumentaliza. Problemas contemporâneos como o terrorismo demandam soluções e investimentos globais em justiça e paz. Diante do exposto, propõe-se que se recorra à uma educação crítica para resgatar a consciência e dignidade humana, superando os efeitos da pósmodernidade, reflectindo sobre o rumo dessa sociedade e seus impactos nos valores humanos.
Abstract: This monograph examines Zygmunt Bamaun's conceptions of postmodern society. It finds that postmodernity represents a crisis questioning modernity's excess, though it also presents problems like consumerism and individualism. In postmodernity, there is an axiological shift emphasizing the body cult, appearances and material goods rather than human qualities. There is also a distancing from the notion of being a person, replaced by having, leading to alienation in objects. Social relations dilute through the consumption of images and commodities. Television disseminates ideologies of unreflexion and politics becomes instrumentalized. Contemporary issues like terrorism require global solutions and investments in justice and peace. Given the above, it is proposed that critical education is necessary to rescue consciousness and human dignity, overcoming postmodernity's effects. It imperative to reflect on the direction of this society and its impacts on human values.
Palavras-chave: Pós-modernidade
Consumo
Sociedade de consumo
Crise de identidade
Zygmunt Bauman
CNPq: Ciências Humanas
Filosofia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/5271
Data do documento: 1-Nov-2025
Aparece nas coleções:FAFILO - Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025 - Vulande, Augusto Jorge Joaquim .pdf466.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.