DSpace at My University FACECO - Faculdade de Economia FACECO - Economia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/763
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de viabilidade económico e financeira para abrir uma empresa de seguros a operar no ramo naõ vida em Moçambique
Autor(es): Maunde, Nonávio André David
Primeiro Orientador: Lichucha, Fernando
Resumo: A economia moçambicana vem revelando um crescimento económico substancial considerável com a expansão e surgimento de novas unidades económicas, o que impulsiona o desenvolvimento do mercado de seguros. Para a criação ou expansão de um negócio é imprescindível fazer um estudo prévio sobre a viabilidade económica e financeira, para que se possa prever presentes e futuros riscos do empreendimento e assim, tomar decisões adequados para se alcançar o sucesso do empreendimento. Durante o trabalho foi analisada a viabilidade económica e financeira para a criação de uma empresa de seguros a operar no ramo não-vida em Moçambique. Trata-se de um trabalho que identificou viabilidade favorável com recurso a teoria de finanças, com apoio de demonstrações financeiras de uma seguradora moçambicana e de dados do sector. Após análise e discussão dos resultados, concluiu-se que, com o cenário económico esperado e mantidas as premissas apresentados no corpo do trabalho, é viável a criação de uma empresa de seguros a operar no ramo não-vida em Moçambique, incentivando-se a abertura de mais uma unidade económica.
Abstract: The Mozambican economy has been showing substantial substantial economic growth with the expansion and emergence of new economic units, which drives the development of the insurance market. For the creation or expansion of a business it is essential to carry out a previous study on the economic and financial viability, in order to predict present and future risks of the and thus make appropriate decisions to achieve the success of the project. enterprise. During the work, the economic and financial feasibility for the creation of a insurance company operating in the non-life business in Mozambique. It is a job that identified favorable feasibility using finance theory, supported by financial statements financial statements of a Mozambican insurer and sector data. After analyzing and discussing the results, it was concluded that, with the expected economic scenario and the premises presented in the body of work are maintained, it is feasible to create a insurance companies operating in the non-life branch in Mozambique, encouraging the opening of yet another economic unit.
Palavras-chave: Análise
Seguros
Viabilidade Económica e financeira
Moçambique
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Economia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/763
Data do documento: 7-Mar-2011
Aparece nas coleções:FACECO - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Maunde, Nonávio André David932.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.