DSpace at My University FACECO - Faculdade de Economia FACECO - Economia
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1027
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel do governo na comercialização agrícola e seu impacto na redução da pobreza em Moçambique: o caso de milho
Autor(es): Chongo, Tívio Rosa Chongo
Primeiro Orientador: Rajá, Estácio
Resumo: Este trabalho procura analisar o papel do governo na comercialização agrícola de produtos no geral, e do milho em particular na zona Norte do país, durante o período compreendido entre 1986 à 2006. Avalia a hipótese de que a intervenção do governo na comercialização do milho aumente o rendimento dos agricultores e reduz os custos de transação. No período considerado encontra-se claramente uma melhoria dos índices de comercialização, analisando a tendência através da ilustração gráfica mas, no que se refere ao impacto da intervenção do governo na comercialização e na redução da pobreza, bem como no desempenho da nossa economia, através na análise feita, verifica-se um aumento do rendimento resultante da comercialização dos excedentes de produção, enquanto que a falta de vias de acesso para o escoamento da produção resulta num aumento dos custos de transacção. Por via disso, o governo é chamado a intervir através de políticas apropriadas de forma a apoiar a comercialização do milho.
Abstract: This paper seeks to analyze the government's role in the agricultural marketing of products in general, and corn in particular in the North of the country, during the period between 1986 and 2006. It evaluates the hypothesis that government intervention in corn marketing increases farmers' income and reduces transaction costs. In the period considered, there is clearly an improvement in the commercialization rates, analyzing the trend through graphic illustration, but with regard to the impact of government intervention on commercialization and poverty reduction, as well as on the performance of our economy, through in the analysis carried out, there is an increase in income resulting from the marketing of surplus production, while the lack of access roads for the flow of production results in an increase in transaction costs. As a result, the government is called upon to intervene through appropriate policies in order to support the commercialization of maize.
Palavras-chave: Comercialização agrícola
Papel do governo
Produção de milho
Moçambique
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Economia
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Letras e Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1027
Data do documento: 1-Dez-2008
Aparece nas coleções:FACECO - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008 - Chongo, Tívio Rosa pdf.1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.