DSpace at My University FC - Faculdade de Ciências FC - Informática
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1682
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso de uma base de dados distribuída homogênea no desenvolvimento do sistema de gestão de projectos de combate ao hiv/sida caso do estudo: conselho nacional do combate ao sida (cncs)
Autor(es): Mussá, Yacub
Primeiro Orientador: Sem nome
Resumo: No nosso país, existem organizações que devido as actividades que por elas são realizadas, estas são obrigadas a distribuir-se em várias instalações dispersas geograficamente ao longo do país, como é o caso do conselho nacional de combate ao sida (cncs). O cncs é uma organização governamental, que é responsável pela coordenação de vários projectos de combate ao hiv/sida, através da gestão dos projectos implementados nos seus núcleos provinciais distribuídos geograficamente ao longo do país. O cncs e os respectivos núcleos, apesar de possuirem as tecnologias de rede, enfrentam diversas dificuldades na execução de várias actividades referentes a gestão de projectos, devido a dispersão na localização geográfica dos núcleos e o uso de um sistema manual- digital para o processamento e armazenamento da informação referentes as diversas actividades de gestão de projectos. Por essa razão, no presente trabalho, propôs-se a modelação de uma base de dados distribuída homogênea, que será manipulada por uma aplicação desktop, que foi desenvolvida usando a linguagem de programação orientada à objectos, visual basic.Net. A modelação do sistema, foi feita através da linguagem de modelação uml, por ser uma linguagem mais usada na modelação de sistemas, e o sistema de gestão de base de dados mysql, por ser robusta e por possuir várias funcionalidades de distribuição de dados que os outros sistemas de gestão de base de dados não possuem ou não disponibilizam facilmente.
Abstract: In our country, there are organizations that, due to the activities carried out by them, are obliged to be distributed in various geographically dispersed facilities throughout the country, such as the national council for combating AIDS (cncs). cncs is a governmental organization, which is responsible for coordinating several projects to combat hiv/aids, through the management of projects implemented in its provincial centers geographically distributed throughout the country. The cncs and the respective nuclei, despite having the network technologies, face several difficulties in the execution of several activities related to project management, due to the dispersion in the geographic location of the nuclei and the use of a manual-digital system for processing and storage of information regarding the various project management activities. For this reason, in the present work, it was proposed the modeling of a homogeneous distributed database, which will be manipulated by a desktop application, which was developed using the object-oriented programming language, visual basic.Net. The system modeling was done using the uml modeling language, as it is a language most used in system modeling, and the mysql database management system, because it is robust and has several data distribution features that other database management systems do not have or do not easily provide
Palavras-chave: Uso de uma base de dados
Sistema de gestão
Projectos de combate ao hiv/sida
CNPq: Ciências Exactas e da Terra
Ciência de computação
Idioma: por
País: Moçambique
Editor: Universidade Eduardo Mondlane
Sigla da Instituição: UEM
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://monografias.uem.mz/handle/123456789/1682
Data do documento: 2-Jul-2011
Aparece nas coleções:FC - Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011 - Mussá, Yacub.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.